quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Mais um carro roubado é rapidamente recuperado com novo mecanismo criado pela SSPDS

Três criminosos envolvidos no roubo de um carro foram presos e o veículo foi recuperado em uma ação efetuada pela Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), na noite dessa segunda-feira (28). Toda a ofensiva foi desenvolvida em menos de três horas após o crime, graças a mais um acionamento do S25 Provisório – medida que busca a recuperação dos veículos subtraídos em um
tempo mais rápido. Com apenas uma ligação para o número 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria, vítimas de roubo e furto de veículo têm os dados das ocorrências inseridos nos sistemas da Ciops e do Alerta Brasil, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), por 72 horas. A ação de ontem é mais um resultado positivo da nova medida.

Os militares realizavam patrulhamento pelos bairros Damas, Montese e Jardim América quando foram acionados, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), sobre o roubo de um veículo Pálio de cor vermelha, cometido nas proximidades do Benfica – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. Após o delito, a vítima ligou para o 190 e, às 21h24min, acionou o S25 Provisório. Então, os policiais saíram em diligência à procura do automóvel, quando o avistaram no cruzamento da Avenida João Pessoa com Rua Desembargador Praxedes, sendo recuperado na Rua João Melo. O carro era conduzido por Gleidson Alisson Oliveira Medeiros (29), que não possuía passagem pela Polícia.

Ao ser abordado, Gleidson disse aos policiais que estava na incumbência de guardar o Pálio, tendo sido outros suspeitos os assaltantes. A Polícia deu continuidade às diligências à procura de mais envolvidos quando se deparou com uma motocicleta em fuga, após o piloto avistar a composição policial. Depois de uma perseguição pelos bairros Montese e Damas, a moto também foi abordada, na Avenida João Pessoa, e foram presos Rafael Moreira de Sousa (23), que responde por tráfico de drogas, e Matheus Pereira Nogueira (18), também sem antecedentes criminais.

Os três presos foram encaminhados ao 11º Distrito Policial e autuados em flagrante por roubo. Todos foram reconhecidos pela vítima do assalto do Fiat. O veículo foi recuperado e o procedimento policial sobre o caso registrado no 11º DP.


S25 Provisório

“S25” é o termo utilizado na linguagem policial como sinônimo de “alerta”. O S25 Provisório deixa as Forças de Segurança em alerta sobre as ocorrências de roubo e furto de veículo antes mesmo de o procedimento ser registrado em uma delegacia de Polícia Civil, o que não era possível. Antes, dados de automóveis subtraídos só eram inseridos no sistema da Ciops após o registro do Boletim de Ocorrência (BO). A nova medida busca acelerar as buscas pelo bem levado enquanto os trâmites legais são realizados. “O S25 Provisório facilita a recuperação dos veículos e contribui com o trabalho policial, na devolução do bem à vítima”, ressalta o coronel Aristóteles Coelho, coordenador da Ciops.

Para acionar o serviço, basta ligar para o número 190 e repassar todas as informações sobre a ocorrência e o transporte que foi subtraído. Mas é imprescindível o registro do BO, que vai garantir a devolução do objeto tomado ao devido proprietário. A nova medida busca colaborar com o procedimento policial e não substitui o BO. O compartilhamento das informações no Alerta Brasil, da PRF, permite o acionamento do sistema de videomonitoramento do órgão, utilizado em parceria com a SSPDS, que possibilita a leitura de placas com registro de roubo. Além das câmeras da Ciops e da PRF, a medida também integra equipamentos do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e, em processo de disponibilização, da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Fonte SSPDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário